Em meio a tantas formas diferentes de se fazer presente na internet, ainda podemos observar a importância de um blog para Marketing. Caso você nunca tenha pensado sobre o assunto, saiba que investir em estratégias que educam seu público é a receita do sucesso no momento de ganhar autoridade diante do Google.
De fato, se a intenção é atrair visitantes que são potenciais clientes, o Marketing de Conteúdo precisa ser aplicado minuciosamente para que cada etapa represente avanços no funil de vendas. Como consequência, é preciso ir além das redes sociais e construir uma base ampla que visa tirar todas as dúvidas da audiência em relação ao trabalho realizado.
Quer saber mais? Leia o nosso artigo e conheça a importância do blog para o Marketing.
Entenda o que é um blog
O nome vem da aglutinação das palavras inglesas “web” e “log”. Inicialmente era chamado de weblog. Em seguida, a forma contraída “blog” foi melhor aceita e permanece até os dias atuais. Esse tipo de página tem caráter informativo ou funciona como uma espécie de diário online.
Geralmente, o conteúdo dos blogs são elaborados a partir de um determinado segmento com vários desdobramentos sobre o mesmo assunto. Isso faz com que a página seja utilizada por usuários distintos: desde pessoas que contam suas experiências até empresas ou instituições que buscam educar seu público sobre produtos ou serviços.
Marketing de conteúdo
Antes de avaliar se vale a pena ter um blog em 2020, precisamos falar sobre Marketing de Conteúdo. Esse conceito busca produzir conteúdo digital útil ao seu público. Assim, o processo de atração entre o cliente e a marca acontece de forma espontânea e se transforma no verdadeiro combustível para a fidelização.
Ao informar às pessoas de maneira adequada sobre seu nicho de mercado, você consegue conquistá-las exatamente por atender suas necessidades e se tornar uma referência no segmento.
Tudo isso, no entanto, depende de várias estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que os algoritmos do Google entendam que se trata de um conteúdo relevante. Veja, a seguir, outras vantagens do Marketing de Conteúdo:
- aumenta a autoridade de domínio e, consequentemente, o tráfego do seu site;
- contribui ao favorecimento e construção da imagem de sua marca;
- melhora o relacionamento do seu negócio na visão dos clientes;
- informa ao mercado;
- contribui com o aumento das suas vendas;
- torna o custo de aquisição de seus clientes menor.
Conteúdo relevante
Para que seja possível alcançar esses objetivos, a estratégia deve ser realizada de maneira organizada e planejada. Trabalhar com Marketing de Conteúdo, mesmo com o desenvolvimento de um blog, não quer dizer apenas escrever artigos aleatoriamente.
Cada conteúdo deve ser ajustado conforme as necessidades específicas da persona. Dessa forma, você pode utilizar as publicações do seu blog com o objetivo de educar sobre um problema, evidenciar uma demanda e ajudar na decisão de compra.
Tenha em mente que caso as publicações do blog não sejam feitas de acordo com a realidade da persona, ainda que bem elaboradas, se tornam irrelevantes na construção da credibilidade da empresa.
Conheça a importância de um blog para Marketing de Conteúdo
O blog no Marketing de Conteúdo é usado para tornar sua empresa referência no ramo em que atua e abre um canal de relacionamento com os clientes. Ao utilizar adequadamente o SEO e a pesquisa por palavras-chave, sua página pode ser encontrada nos sites de buscas. Sem contar que o conteúdo do blog fica permanentemente na internet com a possibilidade de divulgação em outras mídias, como vídeos e infográficos.
Conteúdos que estão indexados por mecanismos de buscas como o Google ou que sites de terceiros referenciam continuam atraindo visitantes e fluxo para sua página. Ou seja, usar um blog faz com que os resultados sejam orgânicos e perenes.
Mudança de comportamento
Nossos costumes são bem diferentes dos anos 90, quando a principal diversão das famílias era se reunir para acompanhar as novelas ou os programas de auditório. Nesse sentido, a importância de um blog também é facilmente percebida quando levamos em consideração que já não somos tão bombardeados pelas propagandas televisivas.
Ou seja, atualmente, temos mais poder e controle sobre quais conteúdos queremos consumir e o Marketing é uma das áreas que se adapta a essa realidade por meio da Metodologia Inbound. Ela busca estratégias que ajudam a corresponder aos seus quatro fundamentos: atrair (visitantes), converter (leads), fechar (clientes) e encantar (fidelizar consumidores), de maneira não invasiva com foco na educação do seu público.
É também conhecido como “Marketing de Atração”, pois um de seus objetivos envolve instigar o cliente a se aproximar de sua empresa para que você transmita a mensagem quando ele estiver preparado. O Marketing de Conteúdo segue as estratégias do Inbound Marketing, portanto, eles estão essencialmente relacionados.
Tenha em mente que o conteúdo é o combustível em um estratégia de atração de leitores para o seu blog — e esses leitores podem se tornar clientes, por meio de técnicas utilizadas ao longo do funil de vendas.
Longo alcance
Por conta da versatilidade e do longo alcance, o blog é frequentemente usado nas estratégias de Marketing de Conteúdo. Afinal de contas, em um mundo cuja tendência é o uso constante dos espaços virtuais, atrair clientes por meio da Web é uma necessidade emergencial.
Vale lembrar que, diferentemente dos sites, que são estáticos, os blogs se apresentam de forma dinâmica e precisam ser atualizados periodicamente. Por exemplo, quando você deseja comprar um notebook novo e fica em dúvida sobre qual modelo escolher, a primeira ideia é buscar no Google, não é mesmo? Pois bem, saiba que o conteúdo capaz de te ajudar foi pensado estrategicamente para ranquear nas primeiras páginas e, na maioria das vezes, foi publicado em um blog comercial.
Essa jornada dentro de um blog faz com que o leitor se interesse por outros assuntos relacionados aos seus problemas ou objetivos. Assim, as possíveis dúvidas seguintes sobre a compra também serão respondidas no mesmo blog até que se complete a jornada e a empresa ganhe um novo cliente.
Motivos para ter um blog em sua estratégia de conteúdo
A importância de um blog para marketing em 2020 se dá ao percebemos que eles ainda são muito acessados. Ao contrário de outras redes sociais, o blog é da sua empresa. Já parou pra pensar que você pode ser punido do Youtube se divulgar um vídeo que viola as diretrizes da plataforma? Pois saiba que isso é possível.
No caso do Facebook, acontece a mesma coisa e ainda mais: as postagens de página são vistas por cada vez menos pessoas. Enquanto que, no seu blog, é você quem determina quais assuntos serão gerados sem ficar preso a diretrizes, limitação de caracteres e algoritmos.
Outro destaque é que nos blogs você pode dar mais profundidade ao conteúdo com custos muito menores quando comparados a outros formatos de mídia. Além disso, se o trabalho da estrutura de escaneabilidade do texto for bem realizado, o leitor não precisa lê-lo completamente para localizar as informações que precisa.
Percebemos que a importância de um blog para Marketing, mesmo em 2020, ainda é notória. Porém, entenda que ele deve ser usado de maneira focada e estratégica para que tenha melhor visibilidade nos sites de busca. Agir assim faz com que sua marca seja lembrada e construída com credibilidade. Quer saber mais sobre a importância de um blog para marketing?
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Redator voluntário do SHARE: Mateus Oliveira